quinta-feira, 11 de julho de 2013

Como organizar uma festa na escola - Dicas

Oi pessoal!
Tudo bem?
Algumas pessoas estão me perguntando como organizar uma festa na escola, então resolvi fazer escrever esse texto para ajudar a esclarecer alguns pontos.



Hoje em dia é muito comum os papais preferirem fazer uma festa de aniversário na escola, por alguns motivos: 

1 - Não podem ou não querem gastar muito
2 - Preferem uma coisa rápida para não dar muito trabalho e nem gastar tanto tempo
3- Ou como diz o velho ditado "só para não passar em branco".

Além disso tem a vantagem do aniversariante estar comemorando com seus amiguinhos, a professora ou os professores, que são pessoas que convivem todos os dias. 

Bom... mas a primeira coisa que deve ser feita é conversar com a Direção da escola, para saber se é permitido fazer a festinha.

Sendo, e sendo permitido, algumas escolas oferecem um sala especial para ser decorada e colocadas as guloseimas. 

Tendo a Direção da escola permitido a festinha, não deixe de perguntar também:

1 - O local da escola que será realizada a festinha. Existem algumas escolas que possuem uma sala especial para eventos. Já outras, cedem a própria sala onde a turminha estuda. 

2 - Em qual horário podem ser levados os artigos de decoração e as comidas e bebidas.

3 - Qual será o horário da festinha para que não prejudique os estudos.

4 - Se a escola permite a entrada de pessoas, pois geralmente permitem só a entrada dos pais, irmãos e avós!

5 - Procure saber quantos alunos tem na turminha do seu filho, pois será em cima deste número que você irá calcular a quantidade de comida, bebida e lembrancinhas.

6 - Pergunte se a escola proíbe a entrada de certos alimentos como frituras ou refrigerantes.

7 - Caso você queira levar um fotógrafo para registrar o momento, pergunte antes também.

8 - Pergunte se pode colocar música infantil para embalar a festa dos baixinhos.

9 - E ainda tem aqueles pais que querem fazer uma animação, então pergunte se é permitido a entrada de animadores de festas (recreadores, mágicos ou escultores de balões)

Obs: 1 semana antes da festa, você pode enviar convites para cada amiguinho da turma, tendo a opção de pedir para a professora entregar ou colocar no caderno de avisos de cada aluno.

Mas também pode pedir para a professora escrever um recadinho no caderno de avisos de cada amiguinho, convidando-os em nome dos pais para a festinha.

O que levar para a decoração e lembrancinhas?

Na decoração, pense numa simples e fácil de montar como por exemplo, balões, toalha de mesa cetim ou de TNT, um painel do tema, ou o nome da criança ou um "Parabéns" na parede!

Isto porque, não requer uma decoração glamourosa, pois não dá tempo para arrumar muita coisa. 

Se quiser, abuse nos balões, pois as crianças adoram!!!!

Para a mesa não ficar tão vazia, você pode preencher com balas de coco, ou outras da sua preferência, embrulhadas no papel de seda ou rococó. Com certeza irá dar um charme na decoração.

Tem ainda a opção de enfeites de isopor, para colocar sobre a mesa do bolo.

Quanto as lembrancinhas, há a sugestão dos kits personalizados, prontos e específicos para festa na escola. 

Dentro do kit pode ter sacolas de lembrancinhas, chapéus, apitos, língua de sogra, nariz de palhaço, bolinha de sabão, estalinhos, brinquedos  que fazem a alegria da criançada.

Não sei se vocês já viram também aquele kit escolar individual, o qual é composto por uma fatia de bolo, refrigerante pequeno, lanchinho a gosto do cliente, um docinho tradicional de cada (brigadeiro, beijinho, cajuzinho e/ou docinho de leite ninho), ainda vem com 4 a 5 salgadinhos, lembrancinhas tais como balas, pirulitos, bexigas, um mimo para menino (carrinhos por exemplo), um mimo para menina (enfeites para cabelo por exemplo) e uma maletinha.









É claro que encarece um pouquinho, mas se você não pretende gastar muito e gostou da ideia acima, você pode substituir a maletinha e todos esses itens, por marmitinhas, colocando a parte comestível dentro, e os mimos dentro de uma sacolinha de lembrancinhas.





Ainda tem a sugestãoo do kit de colorir, com livrinho e giz de cera. Kit de historinhas, DVD de desenho ou quebra cabeça.



Mas é claro que cada festa vai depender da sua criatividade e também do valor que você pretende gastar com a festa.

Comida e bebidas

Primeiramente, não se esqueça da vela, canudos, guardanapos, copos, pratos e talheres descartáveis.

Quanto a comida e bebida não precisa exagerar neste ponto, pois você sabe que as crianças não são de comer muito. 

Se atente para as opções que os baixinhos mais gostam, como salgadinhos, pastéis, pães de queijo, sanduíches simples, mini pizzas e mini hot dogs e outros que você preferir.



Quanto aos docinhos, leve os tradicionais, como brigadeiros, cajuzinhos, beijinhos e docinhos de leite ninho.



Ainda tem a sugestão dos cupcakes que estão bombando nas festas, bem como existe a sugestão do cake pops (receita aqui), algodão doce, pipoca gelatina colorida...


Cake pop - alegria da criançada
Colaboração de Natália Ramos da Silva (aniversário da filha na escola)


Caso você não queira levar docinhos tradicionais, pode substituir ainda pelo brigadeiro de colher, outro item que também está bombando nas festinhas.



Para beber, o mais indicado é levar sucos, mas a escola permitindo, você também pode levar refrigerantes. Leve também canudos, pois dependendo da idade das crianças, elas adoram!

Ainda tem a opção de levar achocolatado ou suco de caixinha.

Do bolo

Quanto ao bolo de aniversário, o mesmo pode ser simples, ou seja, só de chocolate, ou massa branca com recheio de chocolate, ou caso você queira decorado, pode colocar o tema da festa ou a foto da criança no bolo com o papel de arroz comestível.

Esse bolo foi do aniversário de 3 anos do meu filho Arthur na escola. (2012) Ficou lindo, não acham?


Uma ideia ótima que vi, é ao invés do bolo, você distribuir um cupcake com uma velinha em cima, para cada amiguinho da turma. Assim você não terá o problema de todos ficarem com vontade de apagar a velinha. 



Eu passo esse sufoco, pois meu filho (3 anos) em toda festa que vai, ele quer ficar ao lado do aniversariante para apagar a velinha. Então, pelas experiências vividas, e sabendo que alguns pais não gostam, eu já converso com ele faltando 1 semana para a festa, para não ter esse problema no dia. srsrsrsr....

Ah.... e claro que nesse caso, tem que fazer alguns cupcakes a mais para dar aos professores e outros que estiverem participando da festa...rsrsrsr... 

Bom... o texto ficou um pouco grande, mas espero que vocês tenham gostado, pois tenho certeza que irá ajudar, principalmente os pais de primeira viagem!

Texto: Ana Paula Novais (Blog Inspire sua festa)





2 comentários:

  1. Amei... Adoro suas dicas ^^ SUCESSO SEMPRE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Natalia... e mais obda ainda pela colaboração. Sua filha é linda!! Parabéns

      Excluir

Obrigada pelo seu comentário!